Teste de Triagem para Recém-Nascidos

Novidades

 

Novo Teste de Triagem para Recém-Nascidos 

O Departamentos de Cardiologia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou em 07/11/2011 um protocolo para avaliação na maternidade, dentro das primeiras 48horas de vida do bebê, que faz diagnóstico de cardiopatias congênitas graves, mas que podem passar despercebidas nas primeiras 48h de vida.

O bebê pode não apresentar sopro cardíaco e nem cianose (lábios roxos) ao nascimento, pois essa clínica pode se apresentar somente após 48horas de vida, após o fechamento do canal arterial, que ocorre naturalmente após o segundo ou terceiro dia de vida e sua função é manter a oxigenação do bebê intra-útero. Após o nascimento, o coração do bebê passa por adaptação, fechando esse canal, por não haver mais necessidade dele, mas em algumas doenças, onde há algum defeito no coração, esse canal mantém o fluxo sanguíneo e o bebê fica bem, aparentemente saudável, porém ocorrendo o fechamento desse canal, os sintomas da alteração cardíaca se manifestam, e se o bebê já estiver em casa, poderá demorar para receber o diagnóstico e tratamento adequado, comprometendo sua saúde, com risco de vida.

Daí a importância de se fazer uma triagem para essas doenças, que apesar de raras são potencialmente graves.

Assim como hoje já existem várias triagens, está sendo implementada mais essa triagem, que é extremamente importante e de fácil execução nas maternidades.

O teste consiste em medir a saturação de oxigênio no membro superior direito e em um membro inferior, usando um parelho não invasivo, chamado oximetro de pulso. O resultado sai na hora, e estando normal afasta estas alterações com uma boa margem de segurança, caso o resultado seja alterado deverá ser feito um ecocardigrama.

Solicite ao seu pediatra em sala de parto que seja feita a Triagem do Coraçãozinho do seu bebê!!

Baixe texto complementar e imagens

Fonte: Dra. Francisca Rosangela A. Castro

Para ler na íntegra acessar SOPED - Sociedade Brasileira de Pediatria.

Voltar p/ "Outras Matérias"